Quase ninguém sabe, mas no ano de 1998, um padre da atual Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Pinhais resolveu reunir alguns moradores que tinham interesse em abrir uma Rádio Comunitária na cidade, com caráter totalmente voltado à comunidade local e sem fins lucrativos. O nome deste padre visionário era Padre José Paulo Gatti, a quem dedicamos todo o mérito e gratidão.

Decidido a realizar o projeto e contando com o apoio de várias pessoas da comunidade, Pe. Paulo Gatti coordenou a Ata da Assembleia Constituinte da Associação Amigos de Pinhais, com fins de exploração e instalação de serviço de radiodifusão sonora, porém com finalidade educativa, artística, cultural e informativa, sempre visando o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família, em benefício do desenvolvimento geral da comunidade.

E, para que o sonho se tornasse realidade, tudo tinha que ser feito mediante concessão, permissão ou autorização outorgada por ato do poder público, em conformidade com a legislação vigente.

Após a constituição da Associação Amigos de Pinhais, a proposta para a formação de uma Rádio Comunitária, juntamente com todas as demais informações necessárias foram encaminhadas à Brasília, com a ajuda do jornalista Jandir Nogueira.

Depois de oito anos chega a tão sonhada concessão. Contudo, o próximo passo era conseguir colocar a Rádio no ar, num prazo de 06 (seis) meses e o desafio maior era a necessidade de se encontrar um local para instalação e, ao mesmo tempo, adquirir todos os equipamentos.

Neste momento, Nogueira volta a entrar em cena participando ativamente da Associação Amigos de Pinhais e imediatamente busca o apoio dos empresários locais que o atendem prontamente, seja ajudando na construção da sede, bem como na aquisição dos equipamentos necessários para que a Rádio Pinhais FM (na época com o prefixo 98.3), pudesse finalmente entrar em funcionamento.

E assim, em apenas três meses é inaugurada a RÁDIO PINHAIS FM que entra no ar às 6h da manhã do dia 25/03/2006, com a frase: “Bom dia, Pinhais! Está no ar, A PRIMEIRA RÁDIO DE PINHAIS”, pronunciada por Jandir Nogueira, em seu programa matinal.

Ouça, direto do Túnel do Tempo:   Primeiras palavras ditas na Pinhais FM

Na mesma noite, após celebrar a missa na Paróquia Nossa Senhora da Luz de Pinhais, Dom Pedro Fedalto, então Arcebispo de Curitiba, abençoa a nossa querida Pinhais FM, conforme a foto publicada em que temos, da esquerda para direita: Jandir Nogueira (Vice-Presidente), Pe. Nilton, Denis Coscrato (Presidente) e Dom Pedro Fedalto (Arcebispo de Curitiba).

O fato é um verdadeiro marco histórico na cidade, pois a Pinhais FM foi a primeira emissora de Rádio do município e, ao longo desses 17 anos, além de ajudar a contar a história da cidade, também esteve presente em todos os momentos importantes do município.

E assim, ao permanecer até os dias de hoje no mesmo local, na Av. Jacob Macanhan, 709 – Emiliano Perneta (ao lado da Igreja), é importante destacar o apoio das primeiras empresas que acreditaram na Pinhais FM: ELETRORASTRO, EXPRESSO AZUL, ROMANHA, INCORPORADORA PINEVILLE e a RÁDIO TAXI PINHAIS (que doou a torre).

Cumpre informar também que a hoje Pinhais FM 87,9 teve outra importantíssima função que é a de servir como meio para estágio e formação de vários acadêmicos de jornalismo (a exemplo de projetos desenvolvidos em parceria com o UniBrasil - Centro Universitário), haja vista que alguns desses profissionais atuam até hoje, em vários segmentos nas rádios comerciais.

Hoje, a Pinhais FM 87,9 continua atuante em sua função de interesse social e utilidade pública atendendo aos preceitos das legislações pertinentes e levando aos ouvintes boa música, notícias, programas com entrevistas “ao vivo”, eventos beneficentes para atendimento à população carente, bem como a transmissão da Santa Missa aos domingos e outras atividades de cunho social.

Enfim, a Pinhais FM 87,9 conta atualmente com a mais ampla audiência graças à internet e suas redes sociais, o que permite atingir aos mais diferentes públicos divulgando e elevando o nome da cidade ou dos seus munícipes, porém cumprindo plenamente com o seu papel de Rádio Comunitária.

Para acompanhar a nossa programação e conhecer nossos comunicadores, é só acessar:

O site da Rádio Pinhais FM 87,9:

https://www.pinhaisfm.com.br/

 

Ou baixar o aplicativo da Pinhais FM no Google Play:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.radiosapp5.rdiopinhaisfm

 

Ou, ainda, nas Redes Sociais:

 INSTAGRAM:  https://www.instagram.com/pinhaisfm879/

          FACEBOOK:   https://www.facebook.com/pinhaisfm/

Fonte: Atas, Estatuto & Acervos da Pinhais FM.



Deixe seu Comentário