O governo federal inicia, nesta terça-feira (18/1), a concessão do vale-gás, no valor de R$ 52. Segundo o Ministério da Cidadania, o benefício vai contemplar, ao todo, 5,47 milhões de famílias, e o pagamento seguirá o mesmo cronograma do Auxílio Brasil. Segundo a pasta, os depósitos serão realizados de acordo com o Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Em janeiro, os pagamentos serão depositados até o dia 31.

Apesar de o novo programa começar a valer para a maior parte dos beneficiários nesta terça, 108 mil brasileiros já foram contemplados com o vale-gás. Em dezembro de 2021, o governo entregou o dinheiro para famílias de Minas Gerais e da Bahia atingidas pelas chuvas.

Segundo o Ministério da Cidadania, o valor do benefício corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Quem pode receber o vale-gás?

Serão contemplados pelo programa os grupos familiares que se inscreveram no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, além das famílias com integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O dinheiro será depositado a cada dois meses.

As mulheres chefes de família têm prioridade para receber o benefício, assim como as mulheres vítimas de violência. Além das regras citadas anteriormente, o pagamento obedecerá à seguinte ordem de critérios, sucessivamente, para famílias que:

  1. Tenham atualizado os dados do CadÚnico nos últimos 24 meses;
  2. Com a menor renda per capita;
  3. Com maior quantidade de membros;
  4. Que recebam o Auxílio Brasil; e
  5. Com cadastro qualificado pelo gestor, por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.